Em reunião realizada nesta segunda feira (05) entre a Frente Parlamentar da Agricultura e o prefeito Polis, os membros da Frente expuseram as principais demandas e a dura realidade enfrentada pelos agricultores após a forte chuva de granizo registrada no final de novembro, que causou prejuízos significativos em residências, estruturas de produção e lavouras em diversas comunidades do município.
Durante o encontro, o prefeito anunciou a destinação de 5 mil telhas para atender os agricultores atingidos, como medida emergencial de apoio à reconstrução das moradias e instalações danificadas.
Outro ponto importante abordado foi a criação de um subsídio para financiamento com juros zero, buscando aliviar o impacto financeiro e permitir que os produtores retomem suas atividades produtivas.
A partir deste encaminhamento, a Frente Parlamentar da Agricultura, em conjunto com o Poder Executivo, irá reunir as cooperativas de crédito para a construção de uma política pública de auxílio aos agricultores afetados pela intempérie.
O presidente da Frente Parlamentar, vereador Clairton Balen, avaliou a reunião como positiva, destacando que as medidas anunciadas e em discussão representam “fôlego e esperança para que os agricultores possam se reerguer após os prejuízos causados pelo granizo”.
O vereador aproveitou a oportunidade para dialogar e buscar soluções para a falta de acesso à internet em diversas propriedades rurais, como nas comunidades de Sete de Setembro, Rio Verde, Santa Tereza, Linha América, entre outras, considerando a necessidade do serviço para a emissão da nota fiscal eletrônica.
Ficou encaminhado que será realizada uma reunião com a empresa responsável pelo fornecimento de internet por fibra óptica, com o objetivo de buscar uma solução para o problema.